Eu e meus dixotes

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Eduardo Vasconcelos

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Popstar Fabio de Melo

Estava aqui no forró de minha cama, me enchendo de amendoim e milho cozido pra melhorar de vez dessa gastrite, assistindo à entrevista do Padre Popstar Fabio de Melo à Marília Gabriela. Quem me conhece sabe das minhas restrições à Igreja Católica... nada de discurso histórico, das misérias produzidas pela Igreja ao longo dos séculos... nada disso... isso também... mas não é o fator primordial não. Minhas crises são muito mais recentes. Mas continuo impressionado com a naturalidade da Igreja em se apropriar de recursos que, se usados sem ideais evangelizadores, são condenados pela própria Igreja. Que seja um trio elétrico (símbolo maior do carnaval da Bahia) que é usado amplamente nas caminhadas ou a imagem de um popstar como o Fabio de Melo para atrair público.

Gostei da entrevista dele com Gabi... primeiro por gostar de Gabi... depois pq ela perguntou coisas que eu sempre pergunto e ele se esquivou de algumas como eu ja esperava. O rpz é simpático... não tem como dizer o contrário. É o Gianechinni da Igreja. Mercadologicamente é um sucesso, e assume que isso acaba sendo positivo para a Igreja (demorou pra assumir, tentou fugir, mas não tinha como... tá na cara). É óbvio que ele sabe que muitas menininhas e menininhos que vão à sua celebração, às suas palestras, vão por conta de sua beleza arrumada às custas de gel no cabelo, malhação em academia e botox (sim... ele assumiu... diz que usa por causa de uma paralisia facial, não por estética... mas vamos combinar que se a PF não comprometer a funcionalidade da pessoa, os recursos usados vão ser para fins estéticos sim! E não tem problema nenhum nisso!). O rapaz é um galã e usa sim disso pra atrair fiéis (vide as capas de seus CDs, com poses sensuais e chamativas... Alexandre Pires perde!). Não vejo nada demais nisso... cada qual com seus golpes... mas assuma sua porra! É isso que me incomoda e sempre me incomodou na Igreja... o dircurso hipócrita que tenta idealizar uma realidade que ela bem sabe que não tem nada de ideal.
O Fabio é inteligente, tem um discurso bem elaborado, um tom de voz atraente, uma presença de palco marcante, uma capacidade e um talento para transmitir suas mensagens de forma clara... mas o seu grande atrativo e diferencial na Igreja é a beleza e ponto final. É vaidoso e afirma que isso não vai de encontro aos princípios bíblicos, já que pode ser considerado (não considerando os exageros, obviamente) como auto-cuidado, amor próprio.
E aí grita a questão: E a sexualidade Fabio??????? Nesse ponto ele falou, falou, falou mais ainda e no final não disse nada. Disse que canalizava isso para outros setores... Mas peraê!!!!! Se a sexualidade ta dentro do instinto do ser humano (até como garantia de sobrevivência da espécie) e o ser humano foi criado por Deus, não é meio estranho que justo quem segue à risca as palavras do Criador se abstenha de algo inato, de algo da própria natureza humana??? Deus que me perdoe e minha mãe que não leia... mas pra mim isso é o ápice da hipocrisia católica... e é tão antinatural que precisa ser "canalizado"... me poupe!!!!
Na entrevista ainda comentou sobre o fato de uma fiel-fã tê-lo ameaçado de morte porque achou que ele não retribuiu à altura sua dedicação como seguidora (o cara é popstar mesmo!!!). E mais... parece que agora quem administra o dinheiro que ele ganha com os Cds, DVDs, livros é o seu escritório e depois uma parcela é repassada para a arquidiocese e para obras assistenciais. Isso pra mim é tão estranho... ihhhhhh... imaginar um padre milionário é estranhooooo... não que como ser humano ele não tenha direito a ter conforto, ter um carro bacana, uma poupança legal... não é isso... deveriam inclusive ter o direito de transar... mas é estranha essa questão do dinheiro... fico achando que padre deveria ser desapegado... mas isso é idealização e eu ja disse que não aceito essas idealizações. Deixa o rapaz ganhar seu dinheirinho com seus CDs e DVDs que atualmente só perdem em venda para D. Ivete. Ah!!!! E pra mim ser padre continua sendo uma profissão como outra qualquer (principalmente nos dias de hj)... isso ja foi tema de discussão em casa já que a família é toda católica e acredita que mais que profissão ser padre é vocação... mas pra ser bom profissional em qualquer área a vocação tem que estar presente, né não?
Enfim... continuo distante da Igreja Católica (isso não tem nada a ver com fé, vale alertar), dessa instituição que pra mim se torna cada vez mais contraditória ao tentar normatizar e engessar o comportamento humano. Admiro o sucesso do Fabio de Melo, mas pra mim não funciona... e eu bem queria ser um mosquitinho pra saber o que esse rpz faz em off. Tenho dito!

Um comentário:

  1. Olá Edu,
    me chamo Elaine, tenho 31 anos e sou católica praticante.
    Eu tenho um pensamento sobre o papel da beleza física do Padre Fábio no contexto católico. Talvez eu te ajude a compreender a figura do Pe. Fábio.

    Vivemos no tempo da comunicação e por isso há uma avalanche de imagens caindo o tempo todo sobre nós. Infelizmente, os símbolos católicos não despertam mais tanta a atenção pela sua beleza e significado. O que fazer para atrair o olhar desta geração em direção a vida humana na pessoa de Jesus Cristo?

    Em minha opinião, por suas características físicas e intelectuais, o Pe. Fábio exerce o papel dos símbolos católicos. No primeiro momento, os olhos e ouvidos são atraídos pela sua aparência física e bela voz e depois, se o coração estiver aberto, à palavra de Deus que é naturalmente bela.

    Portanto, ao meu ver o uso do colarinho clerical, a figura tradicional do padre que estamos acostumados, não é mais atrativa, visto que nossa sociedade não compreende mais o seu significado, melhor dizendo, o valor de um sacerdote. Os católicos praticantes são minoria e grande parte dos que se dizem católicos despreza os sacramentos e a santa missa.

    Penso que o Pe. Fábio segue o carisma de São Paulo. Ele era um cidadão romano e se vestia como tal, o que ele fazia então para atrair a atenção dos pagãos? Naquela época não era a aparência exterior que atraia os olhares, mas a força do seu discurso. São Paulo tinha o dom da oratória e praticava o que falava. Ah! Não devo esquecer: era celibatário.

    Mas, vivemos na era das imagens em que sem dúvida o primeiro sentido a ser ativado é a visão já que a beleza mais cultuada é a física e não mais a intelectual. A imagem do Pe. Fábio atrai o olhar sim, mas com o tempo a pessoa começa a ser atraída também por seu discurso e daí, se a pessoa quiser, se aprofunda mais na religião e redescobre a beleza do catolicismo.

    Mas, não fique pensando que o Pe. Fábio é um produto, não! Pois sabemos dos inúmeros escandalos que várias vezes acomete a Igreja envolvendo os seus sacerdotes, portanto, se ele não ama o que ele é, ou seja, padre, seria muito arriscado a Igreja apostar em um indivíduo que facilmente cairia em tentação. Pe Fábio já tem muitos anos de caminhada e sempre houve boatos de que ele desistiria por seu um homem muito bonito. Pois bem, ele continua firme e me parece que está administrando muito bem esse sucesso todo, claro que às vezes ele comete algumas falhas ao se deixar ser tratado como objeto de simples entretenimento, vide sua participação no programa do Silvio Santos.

    Eu assisto seu programa todas as 5º feiras e realmente ele ama ser padre. Ser Padre nada mais é que ser Jesus Cristo novamente. Jesus era celibatário e ensinava a todos a viverem o amor na sua forma mais radical com a esperança de que tudo valerá a pena.

    Espero ter te ajudado de alguma forma.
    Paz e bem!

    ResponderExcluir