Eu e meus dixotes

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Eduardo Vasconcelos

domingo, 21 de junho de 2009

Mudanças no carnaval...

Pois bem... essa semana foi anunciada pelo Conselho Municipal do Carnaval uma das ações previstas para a revitalização (??) do Circuito Osmar (Campo Grande) no carnaval da Bahia. A partir do próximo carnaval os blocos que, tradicionalmente, faziam o percurso saindo do Campo Grande, pegando a Av. Sete, retornando na Sulacap e subindo a Carlos Gomes pra encerrar o desfile no Hotel da Bahia, irão fazer apenas o caminho de ida. Com isso não tem mais volta na Sulacap e acaba o desfile na Carlos Gomes. Nada mais de encontro de trios na Casa de Itália e de 7 horas de desfile. Os trios param de tocar na Praça Castro Alves e descem a ladeira da Montanha desligados.
Como típico folião que sou e um declarado apaixonado pelo circuito Osmar (mais que o Dodô - Barra) minha primeira reação foi negativa. Circuito Osmar é tradição... e mexer em tradição é sempre complicado. E de início não compreendia como diminuir o circuito poderia significar revitalizar ele... parece meio contraditório. Sempre torci por essa revitalização pq pra mim esse circuito é essencial... não é tão confortável como a Barra, mas é exatamente isso que torna ele bom... o aperto, os prédios de um lado e de outro, o som concentrado, o sol escaldante, a Casa de Itália, a Praça da Piedade, a Sulacap, a Praça Castro Alves... afff... carnaval sem isso não é carnaval. O couro come aí!!!!! Mas realmente algo precisava ser pensado urgentemente pq os engarrafmentos e a falta de vias alternativas pra circulação de foliões estavam gerando a fuga de vários blocos e artistas pra Barra.
Aí comecei a perceber que todas minhas boas memórias do circuito Osmar estavam na ida... a volta pra mim sempre foi morta... o trio tem que correr pra subir a ladeirinha da Carlos Gomes, o negócio aperta mais e de gostoso passa a ser incômodo, e o repertório começa a se repetir. Então... talvez seja uma dentro essa medida... deixa a Carlos Gomes livre pra circulação e pra outros tipos de apresentação... poderiam colocar uns palcos fixos, algo que deixe aquele retorno mais interessante. E quem sabe esse encerramento na Praça não facilite novos encontros de trio e artistas ali (com policiamento intensivo!!!!!)??? É aguardar pra ver... só espero que os blocos revejam o valor dos abadás... se colocarem um valor justo para a metade do percurso original estarei curtindo bonito meu Coruja e meu Eva em 2010!

Nenhum comentário:

Postar um comentário