Eu e meus dixotes

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Eduardo Vasconcelos

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Pode Entrar

Todo mundo que me conhece um pouquinho sabe q eu sou fã de D. Ivete. Sou fã mesmo... pode parecer estranho um cara de 27 anos, profissional, pós graduado, caminhando a passos largos pra uma independência, se declarar fã de alguém. Soa infantil... mas quer saber? To cagando e anadando e quem vier atrás que venha pegando e limpando!!!! Não vou ficar omitindo algo que me faz bem só pra parecer mais culto, ou sério, ou sei la o que para os outros. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa meu irmão. O fato é... acompanho bem de perto (e de longe ao mesmo tempo, pra não perder o encanto) a carreira de La Sangalo desde os primórdios de 1994 (1 ano após o lançamento da Banda Eva), com direito a todos, absolutamente todos, os CDs e DVDs e outros registros em audio e vídeo.
Pra mim, durante a adolescência, isso foi de extrema importância pq pude acompanhar uma trajetória de sucesso desde o início até a firmação. Esse referencial vitorioso e de construção de um verdadeiro império foi essencial pra mim em alguns momentos de minha vida, e até hj.
Hj renovo minha admiração pela juazeirense com o lançamento do seu mais novo trabalho e não poderia deixar de comentá-lo aqui no meu cantinho. O Pode Entrar (parceria do Multishow, Universal e Caco Discos) se mostra heterogêneo como a maioria dos discos da musa e como deve ser um bom disco de axé. Pega todos os ritmos que a musica baiana permite... tem rock, balada, galope, forró, pop... a zorra toda num tabuleiro típico da terra. O diferencial ta na qualidade. Ivete sempre se superou nas produções ao vivo, mas pecava nas produções em estúdio com um misto de sucessos absolutos e canções desnecessárias.

Dessa vez isso não acontece. Além da beleza das imagens do DVD que exalta Salvador, não desprezo nenhuma das faixas gravadas. Algumas são comerciais mesmo, como só Ivete sabe fazer, e eu acho isso um mérito... quem critica é pq não consegue fazer igual nessa porra!!!! Outras são extremamente delicadas... Mas todas são muito bem trabalhadas e arranjadas, com execução marcacnte da Banda do Bem.

Os pontos altos do CD/DVD são indiscutivelmente o amadureciemento vocal de Ivete (que tem mais espaço para mostrar a puta cantora que é) e as parcerias com os convidados. Lulu Santos reedita com Ivete o swingado "Brumário", gravado originalmente na década de 80. Marcelo Camelo dá uma surra de delicadeza com "Teus olhos" e permite a Ivete o uso de tons mais graves, numa gravação impecável e afinada até a alma. Monica San Galo canta "Completo" com a irmã e encanta no clima familiar. Aviões do Forró contribuem pra essa mistura com a gostosa e nordestina "Sintonia e Desejo". Saulo Fernandes, em mais um dueto com Sangalo, não inova, mas também não deixa a desejar no reggaezinho "Vale Mais". Carlinhos Brown brilha com Ivete em "Quanto ao tempo" e mostra pq é o cara!!!!! E D. Bethânia... ah D. Bethânia... é luz pura... é talento puro... é de ouvir babando o ijexá "Muito obrigado axé" gravado pelas duas. Bethânia, que no início da carreira de Ivete colocou "Adeus Bye Bye" (primeira canção gravada por Ivete em 1993) em seu repertório de show e profetizou que aquela menina seria uma das maiores cantoras do país, deve ser sim reverenciada!!!!! A canção é das mais belas composições de Brown e caiu como uma luva nas vozes graves e acolhedoras das duas. Ainda destaco no CD Balakbak, Meu segredo e Viver com amor.
Como ja era de se imaginar, a produção já é sucesso: tiragem inicial entre 100.000 e 200.000 cópias vendidas (atualmente os grandes sucessos como Zii e Zie de Caetano e o Ao Vivo de Vanessa foram lançados com 10.000), audiência bombando no multishow durante a exibição de estréia no dia 04 de junho, em 5 dias de lançado, CD e DVD ja ocupam o primeiro lugar no ranking oficial de CD e DVDs mais vendidos no país, e até os críticos mais ferrenhos do gênero e da artistas estão dando estrelinhas a mais nas cotações. Merecido! Sou fã (e daí??? Vai encarar??? hehehe), suspeito, mas indico mesmo assim!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário