Eu e meus dixotes

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Eduardo Vasconcelos

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Daí... Curitiba 2!

Nesse primeiro dia, começamos a perceber que Curitiba é bem moderninha em umas coisinhas... Apesar de não ser a terra do axé, a capital paranaense nos surpreendeu por seguir com uma aparente naturalidade os versos entoados pelo filósofo carnavalesco Netinho (kd ele?): "A liberdade,com disciplina / menino com menino / menina com menina". No breve passeio por pontos públicos da cidade encontramos vários casais, passeando de mãos dadas, se beijando, com uma discreta liberdade e sem muitos olhares de espanto (a não ser daqueles oriundos de uma província como SSA). Se for isso mesmo, Curitiba parece considerar "justa toda a forma de amor" e está anos-luz à frente de SSA nesse quesito e de parabéns por isso.
Após a primeira noite do curso que nos levou ao Paraná, voltamos ao hotel para uma necessária boa noite de sono. Um frio do cão!!!!! Altas fumacinhas saindo da boca!!!!! Me sentindo todo europeu!!!! Me joguei na cama (sem condições térmicas para um novo banho) com um mísero lençol q levei daqui de SSA e o fino edredon que forrava a cama do hotel achando que dava. A cama era um iceberg... os cobertores pareciam papel manteiga perto do frio que fazia... enfim... noite péssima!!!!!!!
O segundo dia foi de curso durante todo o dia... à noite, ainda não convencidos de que não havia nada tipicamente curitibano pra fazer, perguntamos aos recepcionistas do curso o que fazer na noite de sábado em Curitiba: "Daí... tem muitos barzinhos e tal... vão no Bar do Alemão!". Ah... desisto!!!!! Curitiba é uma aula de geografia ambulante!!!! Fomos ao tal bar no centro cívico... o lugar parece nosso Pelourinho... bem bonitinho... minha cara!!!!!
Oxe! Esse Bar do Alemão rendeu!!!! A gente riu, viu?!... choramos de rir. Adriana embalada pelo Alexander sucesso dela e eu mergulhando no meu alcoolicamente eficaz Submarino!!!!!!!! Bastaram 3 pra papai ficar em estado de graça!!!! Molinho, molinho!!! Aí a gente achava graça de tudo... da moça tirando fotos (sem compromisso $$$); dos casais se agarrando pra espantar o frio; das resenhas pessoais e alheias; do guri vendendo o milagroso chiclete que além de ser antibafo, resolvia problema de diabetes e colesterol alto (esse, mesmo sem beber eu ia achar graça). Saímos trupicando, felizes, abastecidos! E eu ansioso pra tentar dormir de novo após Adriana ter me revelado que haviam ótimos cobertores entocados no guarda roupa do hotel.
E não é que tinha mesmo???? Vários!!!!!!!!! E a anta aqui nem tinha visto!!!!! Peguei todos, me joguei na cama e me enrolei todo (parecia que tinha uma pessoa de 50kg em cima de mim... uia)... bêbado e sem tomar banho (ah porra!!!! Um frio do cão... glândulas sudoríparas não funcionantes... banho pra q?) dormi como um anjinho baiano!
No domingo fomos à feirinha pra comprar horrores!!!!!!!! Mas aí veio o frio... aí veio a chuva... aí veio o mau humor... veio o atraso... a demora do taxi... enfim, compramos quase nada e voltamos molhados pro curso. Chato!
À noite fomos ao bairro Santa Felicidade! Oba! Lugar típico de Curitiba segundo mais um tagarela taxista!!!! Ihhhhh... oxe... ai meu Deus... é um bairro Italiano!!!!! DESISTO!!!! hehehehe. Lugar lindo!!! De cara uma casa de vinhos, queijos e salames... e la vai dinheiro! O frio doía! Seguimos pro restaurante indicado pelo meu personal-stylist Juninho: Madalosso (Velho). A gente ja tava meio cansado, mas valeu! A essa hora o frio ja beirava o insuportável, eu ja usava a luva que Adriana comprou para o digníssimo marido Sasaki... a luva ja estava quase destruída no primeiro dia de uso (reprovada pelo Inmetro). Comemos e fomos pro hotel dormir pra uma segunda-feira que prometia bombar!!!!Acordei na segunda animadíssimo. O dia prometia... iríamos sair cedo do hotel pra pegar o onibus que faz turismo pelos pontos mais interessantes da cidade! Massa! Comecei a arrumar a mala todo enrolado nos cobertores... Liguei a Tv e pude constatar pelo jornal local o que ja suspeitava: era o dia mais frio de Curitiba e a previsão era que piorasse muito!!!! No momento, 6 graus com sensação térmica de -1!!!! Eu sou nagô porra!!!!!!! Minha mínima são 20 graus porra!!!!
Fui arrumando a mala tentando achar espaço para as garrafas de vinho... UFA! Consegui fechar as malas... nem ventinho dava mais na tadinha... toda estufada. Desci pra recepção e o simpático recepcionista no ápice de sua simpatia me informou que o tal onibus nao circulava dia de segunda-feira e que a maioria dos parques fechava nesse sagrado dia. E agora? Merda!!! O frio comendo no centro! Eu com uma blusa, um casaco fino meu, um casaco do personal Juninho e um outro meu mais grosso por cima... e as luvas destruídas de Sasaki! Tomamos café e resolvemos encarar a cidade mesmo assim... o shopping ainda estava fechado. Adriana, que ainda não tinha desistido da idéia, me convenceu a ir à tal Rua das Flores. Pegamos mais um conversador taxista e seguimos para a Baixa dos Sapateiros curitibana. Foi ótimo pq encontramos uma feirinha ótima lá e finalmente coisas típicas da terra... o tal do pinhão e a arquitetura da região. De lá a convenci a ir ao Jardim Botânico!!!!! Putz! Lugar lindo!!!!! Sem comentários... as fotos do orkut são auto-explicativas!
Na volta pro hotel mais um estresse básico... as porras dos ônibus de Curitiba são tão organizados que qdo avisam que vão fechar as portas fecham mesmo!!!!!! E fecharam!!!! E Adriana ficou fora!!!!! E eu dentro empurrando a porta e a porta me empurrando!!!!! E eu dizendo "Entra Dri.. entra!!! (por um espaço que nem metade de palito passava) E a porra apitando!!!!! E caiu minha primeira gota de suor em Curitiba!!!!! E o povo olhando pra minha cara!!!! E Adriana la fora!!!!! E o ônibus andou... e ela ficou... tipo cena de despedida de novela.......... Eu não sabia se eu tava mais desesperado por ela que ficou sozinha no ponto ou por mim que estava totalmente perdido (ja que reconheço que o senso de direção dela é muito maior que o meu. hehehehe) Soltei no ponto seguinte e voltei pra reencontrá-la.
O pessoal de Curitiba foi muito acolhedor... sempre querendo dar as melhores informações... mas as vezes erravam feio!!!!!!! Feio não... horrível!!!!!!! O dedicado recepcionista do hotel nos explicou que um taxi pro aeroporto ia dar muito caro (R$ 50,00). Nos orientou a pegar um onibus executivo que ia direto ao aeroporto, passava perto do hotel e era R$ 8,00. Oxe! Sem dúvida!!!!! Melhor opção!!!! Mas acho que o "adorável" senhor não percebeu que nossas malas estavam insuportavelmente pesadas e não lembrou que a maioria das calçadas do centro de Curitiba são de paralelepípedo. Andamos que nem um corno!!!!! O trapézio ja tava na merda... o frio, nessa hora de tensão, aliviou e o sol apareceu... novas gotas de suor apareceram. 20 minutos depois chegamos ao bendito ponto, com o mau humor no talo e dores disseminadas. Resultado? Pegamos um taxi pra não perder o vôo. A taxista parece que percebeu que dessa vez era melhor ficar calada. Foi muda a viagem toda... tb, se falasse um "ai" eu mandava tomar no cú no meu melhor baianês.
O frio que tinha aliviado, so pra gente suar um pouquinho na hora do sufoco, voltou com tudo no aeroporto lotado... congelante... mau humor era meu nome... ainda pegamos uma zorra de uma poltrona no avião que não reclinava... a única fileira que não reclinava no avião todo. Mas pelo menos chegamos sãos e salvos em SSA e vibramos qdo foi anunciada a temperatura que nos acolheria na nossa terrinha: 25 graus (vibrei!!!).
Enfim... Curitiba é fria pra kct, mas o povo se mostrou quente, simpático, acolhedor, o que pra mim foi uma deliciosa surpresa. Saldo positivíssimo da viagem, até pq os estresses foram bem divertidinhos hehehehehehe. Agora é aguardar a próxima!!!!

2 comentários:

  1. eu ia rir tanto se estivesse aí na segunda feira (Claro que antes ia ficar p da vida-hehehehe)!!! Vi sua cara enquanto lia!! Te juro mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Dá pra ver até as gotinhas de suor caindo de sua narração! Muito legal, Du!!!
    já pensou em escrever um livro? rsrs

    ResponderExcluir