Eu e meus dixotes

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Eduardo Vasconcelos

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Daí... Curitiba!

Êi-la... que delícia viajar!!! E melhor ainda é voltar a sentir o calorzinho básico de SSA. Pq o frio dói minha gente... Entendi perfeitamente o que minha vó de 96 anos sente e sofre com suas dores articulares. Loucura!!!! Ja no avião, foi informado, como se fosse a coisa mais natural do mundo, que o clima em Curitiba estava agradável... 14 graus. Hein?! Agradável de c... é r...! Uma pessoa que mora em SSA, trabalhou em Jequié, só pode se assustar com uma zorra dessa.

Mas fiquei no carisma... saí do aeroporto tremendo e fui ansioso em direção ao Hotel Brasília, com medo do que me esperava. Taxi e logo a primeira constatação: taxista curitibano adora conversar! Affff... isso foi super comprovado nos outros dias! Mas falam viu?! Eu que sou adepto ao silêncio absoluto no taxi, nesse momento acabei achando interessante e até simpática a apresentação inicial do rpz.
Não achei a cidade bonita de cara não... também o caminho feito do aeroporto ao hotel não ajudou muito. Ainda bem que a primeira impressão nem sempre é a que fica! Chegamos (eu e Dri, amiga parceira de viagem) ao baratinho hotel Brasília (R$ 46,00 a diária). Os quartos ainda não estavam prontos, mas não perdemos o bom humor e aguardamos. O hotel bem limpinho, organizadinho, bonitinho... os quartos tb... simples, mas adequados à nossa proposta. Detalhe que o meu era infinitamente melhor que o de Adriana... maior e com um banheiro ótimo!!!
Saímos loucos para almoçar... seguimos para o shopping indicado pelo "amigo de infância" taxista como o "maior e melhor" de Curitiba (que por sinal ficava pertinho do Hotel): Shopping Mueller (hein?!!!?!!!). Chegamos com cara de dúvida total... aquele era o maior e melhor shopping de Curitiba? Eu hein... Fomos comer... Praça de alimentação meia boca... estávamos frustados e com fome... mas ok! Tava valendo... Comemos e como o curso so ia começar à noite, resolvemos dar uma volta na cidade.
Adriana cismou com uma tal de Rua das Flores. Queria ir na tal pra começar a sessão compras. Pegamos um taxi com um novo verborréico "amigo de infância" taxista... mas ele não ficou muito empolgado com a idéia não. Usou o melhor artifício pra tirar a coragem de um turista que quer conhecer um lugar: mandou a gente tomar cuidado por causa dos pivetinhos da Rua das Flores. hehehehe Adriana arregalou os olhos... na verdade a Rua das Flores deve ser a Avenida Sete, a Baixa dos Sapateiros de lá. Imagine, um turista chegar em SSA ávido em conhecer a Baixa dos Sapateiros?!!! Turista paga cada mico da zorra. Enfim... fomos levados então ao "maior e melhor" Shopping de Curitiba pela visão desse nosso novo amigo e anfitrião: Shopping Palladium. Esse sim!!!!! Uma espécie de SSA Shopping (acho q até maior)!!!!! Oxe!!!!! Nos largamos!!!!!! Delícia!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Beleza de Creuza!!!!!!!
Além da constatação de que os taxistas curitibanos falam pelos cotovelos, tivemos outras informações importantes, nesse primeiro passeio, sobre os hábitos da cidade. Primeiro: é muito fácil errar no look em Curitiba!!!!! O frio faz com que as pessoas coloquem todas as roupas do armário, uma em cima da outra, e acabem virando um show de horror ambulante. Cada visual hilário!!!!! Eu mesmo!!!!! Teve um dia que botei tanta roupa que fiquei um trobadinha todo!!!!! Era cada combinação do inferno!!!!!!
Outra coisa... qdo alguém chega na Bahia e pergunta qual a comida típica daqui citamos de cara nossos saudáveis quitutes e tudo mais com bastante dendê (hummmmm). Pois bem... perguntamos o mesmo ao nosso amigo taxista: "O que tem na culinária típica de Curitiba, meu rei?". A resposta?: "Ah!!!! Curitiba tem muita coisa típica!!!!! Tem restaurante japonês, tem restaurante italiano que serve as massas (adorei essa legenda hehehe), tem restaurante alemão..." Hein????!!!!!! Me deixe viu!!!!!!! hahahahahahaha

Nesse primeiro dia, começamos a perceber que Curitiba é bem moderninha em umas coisinhas... continua...

Um comentário: