Eu e meus dixotes

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Eduardo Vasconcelos

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fatos da Copa

Oba!!!! 3x1 do Brasil em cima da Costa do Marfim!!!! Festa da zorra!!!!!! Jogo bom, movimentado, do jeito que a gente gosta e curte! E o melhor de tudo: acertando no bolão!!! Pra que melhor???!!!!! Apesar de ter um pé atrás com essa seleção, continuo torcendo muito para que tenhamos mais essa alegria!

Mas o mais interessante nesse certame foi observar as latentes (muitas vezes nem tão latentes assim) manifestações,digamos racistas, de alguns muitos torcedores. Momento bacana de observar isso e ver máscaras caindo! Sim! Porque nesse momento qualquer ofensa (ops! ofensa, não... brincadeira) pode ser justificada pela disputa futebolística e pela torcida incondicional por nossa seleção! E já que estamos torcendo pelo Brasil, vamos detonar nosso adversário! E oba!!!!!! Esse adversário é uma seleção africana: Costa do Marfim!!! Oba!!! Tá liberado!!!! Pelo menos por 90 minutos (e alguns acrécimos) todo mundo ta livre de ser politicamente correto! Pode xingar, torcer contra e destilar toda a raiva contida pelos "negões" que estão ali de igual pra igual!!!! E é uma festa de ofensas, de piadas de duplo, triplo, quádruplo sentido!

Não minto que gosto de ser a faisquinha que começa o incêndio. Assumo as consequências emocionais (porque não é fácil presenciar isso), mas não deixo de fazer o teste pra ver até onde vai a hipocrisia de alguns. Dou a deixa, entrego a corda e fico de camarote vendo até onde cada um se enforca.

Terminado o jogo, volta tudo ao normal... os ânimos se aquietam e as máscaras voltam ao seu lugar. E os torcedores do Brasil, por questões "históricas" ou por "reparação histórica", voltam a torcer pelas seleções africanas nos outros jogos (ta na moda!). O politicamente correto volta a imperar e todos celebram a Copa da África como a representação prática e concreta do fim do Apartheid... hum. Fim? Pra quem mesmo?

Não... não estou vendo fantasmas onde não existem, nem teorizando acerca das questões étnicas. Aliás... teoria nenhuma no relato acima; somente prática e, infelizmente, realidade. Mas digo honestamente: vivenciar isso num jogo da Copa de forma tão explícita e no dia dia, de formas tão veladas, constrange e até entristece... mas acima de tudo (graças a Deus!) FORTALECE! Sempre fortaleceu e sempre fortalecerá. Por enquanto sem mais ... #tenhodito

Um comentário:

  1. E sem mais delongas, estás certo, meu digníssimo amigo! É bem assim mesmoooooooo!!!!!

    ResponderExcluir