Eu e meus dixotes

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Eduardo Vasconcelos

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Anarriê!!!!!

"Viva São João
Viva o milho verde
Viva São João
Viva o brilho verde
Viva São João
Das matas de Oxossi
Viva São João"
(São João, Xangô Menino)

Anarriê!!! As melhores lembranças juninas ficaram na infância. Lembro da ansiedade pra ir até aquela área antiga do Aeroclube pra comprar os fogos com meu pai e meu irmão. Era uma farra! E ficávamos até altas horas tocando o terror na rua com essas bombas. E meu pai, como de costume, querendo nos dar o que tinha de melhor. Todas as novidades de traques, chuvinhas, vulcões, e qualquer coisa que fizesse barulho ele comprava e fazia questão de soltar com a gente. E a fogueira? Êi-la!!!! Tradicional no São João e no São Pedro! Ficava acesa até de manhã cedinho! E todos comendo canjica, amendoim, os mais variados tipos de bolos, lelê, milho cozido!

Com o passar dos anos a festa foi perdendo o brilho pra mim. Parece que virou carnaval... e carnaval por carnaval, prefiro o orginal. Na adolescência (e até hoje), São João virou festa de camisa (colorida!). Tem interior que o povo sai pra praça principal e fica desfilando com a bota ou a calça mais nova e cara que tem. As meninas na maquiagem excessivamente impecáveis e os meninos nos músculos impecavelmente excessivos. Não encontro ligação com meu São João de menino, vendo o povo de Saubara sair em comitiva durante o dia invadindo as casas dos vizinhos cantando e tocando forró pra comer e encher a cara de licor...

Nada contra o Santo João (muito pelo contrário), mas acabei me afastando da festa. Mas planejo me reaproximar dela se houver possibilidade de fazê-la nos moldes antigos. Encarar uma fogueira de novo e soltar bomba com os meninos. Repetir, quem sabe, o que meu pai fez comigo um dia. Tudo na base do Polaramine, por causa da rinite, e do protetor auricular por causa das bombas, é claro!!!! Anarriê!!!!!!


Um comentário: