Eu e meus dixotes

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Eduardo Vasconcelos

terça-feira, 20 de abril de 2010

Bicho homem

Semana passada vi em algum programa popularesco local o desabafo de uma senhora que, lamentavelmente, perdeu sua casa durante o temporal que atingiu Salvador. Aos prantos, e revoltada com a falta de apoio e inércia dos governantes, ela gritava: "O ser humano não é mais humano! O ser humano virou bicho! O ser humano é igual a bicho!". O desespero da idosa era tamanho que me tocou e por uns minutos dei audiência àquele programa deprimente. Mas algo na declaração da senhora me deixava inquieto... essa comparação com "bicho" me fez refletir um pouco. Não, senhora. Me perdoe discordar da senhora. Não somos como os bichos não. Mediante o comportamento atual de ALGUNS indivíduos, convenço-me de que os bichos não merecem carregar o fardo de serem comparados a nós. Sim... ando completamente descrente com a humanidade. Não sei que princípios são os nossos... não sei onde se encaixa a palavra respeito... é tanta hipocrisia, tanta barbaridade! Putz! As pessoas permanecem tentando tirar proveito das outras, mas não por sobrevivência. Tentam tirar vantagem das outras pelo simples prazer de humilhar, pisar, desdenhar o próximo. Qual a necessidade disso? E o desrespeito é geral!!!! Ontem tivemos a denúncia de farmácias de manipulação que fazem "parceria" com médicos e lucram com encaminhamentos e receitas. Nada me chamou mais atenção que o prazer estampado no rosto da tal D. Terezinha (dona da farmácia) em estar fazendo algo ilegal, escondido e tão lucrativo. O prazer de enganar... de mentir... de ser desonesta! Nojento! E isso não é nada perto dos crimes recorrentes: pedofilia na Igreja (e em qqer lugar!), pai matando filho, filho matando pai!!!! Que confusão!!!!!! É isso... confusão... to tão confuso que não sei em quem confiar, como reagir, o que fazer. Vale a pena brigar? Ou vou ter que me fechar numa bolha?
Minha motivação pra esse dixote de hoje foi mais uma vez uma situação de completo desrespeito. Nenhum crime hediondo, não. Apenas um coisa do dia a dia que comprova o quão anti-social anda o ser humano e como o desrespeito vem imperando. Simplesmente meu vizinho, meu querido vizinho, estacionou sua Van em frente à minha garagem. Só isso... é pouca coisa... eu sei... mas foi o suficiente pra me deixar chocado e preocupado. Pq se ele não respeita minha garagem, que é algo tão pequeno e insignificante, será que ele respeita minha vida, minha família, minha existência? Aliás... será que ele sabe que eu existo? Será que ele é igual a D. Terezinha que acha super bacana passar a perna nos outros? Do que será que ele é capaz? Pq certamente os grandes delitos não nasceram grandes... são oriundos de pequenos que quando reforçados positivamente vão tomando corpo. Então, se hj ele coloca o carro dele na frente, amanhã ele pode invadir a propriedade e colocar o carro dentro. Pq não? Quem me garante que não? Vc coloca a mão no fogo por alguém?! Não... infelizmente eu não coloco por ninguém! Muito menos por ele que ja provou com essa atitude que eu não tenho a menor representatividade em sua vida. Ok... ele tb não tem na minha... mas pelo menos fui orientado a não prejudicá-lo por isso.
E o que fazer? Reagir? Brigar? Calar? Dormir? Hj confesso que estou sem ação... o que é que vale a pena? O que é que vale a pena? Parece medo? Então esqueçam a dúvida... É MEDO! Medo do bicho homem e do que ele é capaz. #medo

Um comentário:

  1. Depois que passei a criar uma cadelinha em casa, é que vejo que comparar os homens aos animais chega a ser uma ofensa para nossos amigos de 4 patas! Sou muito mais os cachorros!

    ResponderExcluir