Eu e meus dixotes

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Eduardo Vasconcelos

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Amor, Festa, Devoção

A semana começou com um grau de estresse inimaginável... parecendo que tudo estava arquitetado pra me tirar do sério. Ja estava angustiado pra descrever aqui todos os acontecimentos desencadeadores de tanta inquietação e que tumultuaram meu domingo e minha segunda-feira. Não bastasse ter meu carro trancado na garagem por uma Van estacionada na frente dela durante toda a tarde, às 06:30 da manhã de segunda estava eu batendo boca (na verdade, lutando com unhas e dentes por meus direitos! Chega de ser lesado!) num posto de gasolina na Paralela por causa do erro primário e irresponsabilidade do frentista. Como é que se começa uma semana assim? Fiquei mal! Maaaaal!!!! E olhe que as coisas se resolveram da forma que eu achava mais justa... mesmo assim é um bombardeio de energia negativa.

Pois bem... mas tive um santo remédio ontem à noite. Um remédio que me fez revigorar, e tirou meu foco das adversidades e o direcionou à poesia, à arte, à música. O remédio tem nome, tem voz, tem força: Maria Bethânia! Ontem foi a segunda noite de apresentação do show "Amor, Festa, Devoção" em Salvador, fruto dos recém-lançados CDs "Tua" e "Encanteria". A entidade Bethânia estava no palco... estava lá... mais uma vez dando aula de bom gosto, de perfeccionismo, de respeito pelo seu público e por sua arte... dando aula de canto e interpretação... dando aula de emoção. Começando com a tão apropriada pra meu momento descrito anteriormente "Santa Bárbara" (Minha Santa Bárbara / Senhora de mim / Luz que alumia / Esse povo bom da Bahia / Nos livre das tempestades / Desse mundo / Dos raios dessa vida nos proteja / Dona das rosas vermelhas / Soberana divina / Que assim seja) e terminando com "Encanteria" (Moço, apague essa candeia / Deixa tudo aqui no breu / Quero nada que clareia / Quem clareia aqui sou eu), Bethânia passeia por seu repertório envolvente passando por "Queixa", "Fonte", "Explode Coração" à capela, "Você perdeu", "Dama do cassino", "Não Identificado" dentre tantas outras (35 no total).


Bethânia se reinventa, se desafia aos 63 anos! Aliás... estamos falando de uma voz de 63 anos que soa cada vez mais primorosa. Falando de uma artista que aos 63 anos lança, consecutivamente, CDs duplos de inéditas. E parece realmente não querer parar, por amor ao seu ofício. E é por esse amor que não permite erros. "Obrigado senhores... gostaria de pedir desculpas pois vocês ja devem ter percebido que estamos com um problema gravíssimo no som"... Hein Bethânia??? Problema gravíssimo??? O show de ontem teve de tudo... das ricas interpretações (que variam das mais intensas às mais singelas, com a mesma categoria) aos famosos "pitis" já conhecidos da diva. O de ontem foi direcionado ao maestro Jaime Alem (sensacional): "Jaime, está impossível cantar essa canção com seu violão assim" (se referindo à belíssima "Serra da Boa Esperança", de Lamartine Barbo) "O som está chegando distorcido, 2 ou 3 notas acima ou abaixo, não sei." "Temos que ter profissionalismo... estou em frente ao público". E Jaime tenta reiniciar a canção, sendo interrompido por um sonoro e cortante "NÃO!"... aí o teatro vem abaixo nas palmas e gritinhos... ele tenta mais uma vez, se acertam e continuam brilhando...

Uma noite especial, com canções especiais e um show da maior intérprete viva da música brasileira. Reverenciei, chorei, me emocionei a cada canto de Bethânia... um presente... isso sim, um início de semana digno.
Olho de lince
(Jards Macalé e Waly Salomão)
Quem fala que sou esquisito hermético
É porque não dou sopa estou sempre elétrico
Nada que se aproxima nada me é estranho
Fulano sicrano e beltrano
Seja pedra seja planta seja bicho seja humano
Quando quero saber o que ocorre a minha volta
Ligo a tomada abro a janela escancaro a porta
Experimento tudo nunca me iludo
Quero crer no que vem por ao beco escuro
Me iludo passando presente futuro
Revir na palma da mão o dado
Presente futuro passado
Tudo sentir de todas as maneiras
É a chave de ouro do meu jogo
De minha mais alta razão
Na seqüência de diferentes naipes
Quem fala de mim tem paixão.
* Texto citado por Bethânia na abertura do show
PS.: Estava acompanhado por Bárbara, Cláudio e Jr. Excelentes companhias para brindar a noite especial!!! Amooo!
PS.: To dando uma folga nos conflitos, hein?! To fugindo de confusão e de estresse! Espero que ninguém pise no meu calinho nesses dias... só quero boas energias!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário