Eu e meus dixotes

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Eduardo Vasconcelos

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Alergia alimentar

A carta seguinte foi escrita pela colega Bianca Gouveia e ilustra o descaso absoluto da prefeitura de Salvador frente às crianças com alergia alimentar. Revoltante!

"Prezados,

Como alguns de vocês já sabem sou mãe de uma criança com alergia alimentar. Algumas crianças com essa condição necessitam usar uma fórmula a base de aminoácidos livres para a sua alimentação. É o caso do meu filho, ele se alimenta APENAS com essa fórmula.

Porém o custo desta fórmula é extremamente caro, podendo chegar a até R$500,00 por cada lata de 400g. Devido a esse valor alto e como a alimentação e a saúde é um direito de todos os cidadãos brasileiros, garantido por lei, o governo fornece essas latas através de um programa de atendimento a essas crianças.

Para minha surpresa ao ir receber o quantitativo mensal do meu filho me deparei com um corte significativo nesse total. Meu filho faz uso exclusivo dessa fórmula, num total de 15 latas por mês e me foi disponibilizado somente 5 latas! Não houve apenas uma redução para nossa família mas para TODAS as crianças inscritas no programa.

O que alega a prefeitura de Salvador? Que ocorreu um problema na licitação para escolher a empresa fornecedora das fórmulas e que não teremos previsão de quando iremos receber a alimentação do nosso filho. Eles entrarão em recesso dia 23/12 e somente em janeiro pra votar o orçamento do próximo ano. O que nós, que dependemos do governo, faremos????? Será que o capitalismo é tão superior aos direitos humanos? O que pensam essas empresas que estão nessa licitação? O que pensa o nosso gestor que simplesmente informa que houve um problema na licitação e que não resolve temporariamente essa questão comprando em caráter de urgência o único meio de sobrevivência das nossas crianças?

Se eu tiver que comprar todas as fórmulas gastarei algo em torno de R$7500,00 por mês somente com a alimentação de meu filho, sendo que esse é um direito garantido por lei! Realmente é difícil encontrar alguém em nosso país com essa condição financeira! Imaginem como devem estar as famílias em situação financeira mais delicada que a minha? E quem não tem acesso a informação? Quem não conhece seus direitos de cidadão brasileiro? O que fazer agora??????????

Por isso venho pedir a ajuda de vocês na divulgação desta mensagem. Mandem para todos os seus contatos e mais ainda entrem em contato com os meios de comunicação! Telefonem mandem mensagens para as rádios, TV´s e jornais! Procurem a prefeitura, os vereadores, os deputados e os senadores desse país! Escrevam em seus blogs, Twitter, Orkut!

A alergia alimentar vem crescendo assustadoramente, e as crianças com alergias graves e de difícil resolução também. Precisamos mostrar à sociedade que esta condição existe e está bem próxima de nós.

Qual o papel da sociedade civil nessa questão? Qual o papel do governo? A quem podemos recorrer? Que justiça é essa? O que fazer com essas crianças? O que faremos agora?????????

Temos muitas questões a serem discutidas, no entanto a questão atual, da falta das fórmulas, é extremamente grave e precisa ser resolvida AGORA.

Conto com a ajuda de cada um de vocês!

Bianca Gouveia
Presidente da ABAPAA – Associação Baiana de Pais e Amigos de Crianças com Alergia Alimentar"

Nenhum comentário:

Postar um comentário