Eu e meus dixotes

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Eduardo Vasconcelos

domingo, 27 de setembro de 2009

Sonhos de Celina

Esse "amanhã" da última postagem demorou horrores... mas ta valendo... é que meu humor esses dias anda qualquer coisa. Mas enfim... nada melhor do que escrever aqui, em um domingo com um céu irritantemente azul e um sol descaradamente brilhante. Idéia óbvia: praia!!!! Abortada... e explico porque...
Hoje é dia 27 de setembro... dia de São Cosme e Damião. Eu, particularmente, espero essa data o ano todo pq ela traz consigo uma sequência devastadora de carurus... eu saio caçando um aniversário, uma festinha, pra me esbaldar no caruru, no vatapá, no feijão fradinho, sem nem pensar nas consequências intestinais e calóricas. Aqui em casa, todo ano rola um caruru básico na data (o forte mesmo é o do dia 18 de outubro, aniversário da matriarca da família) pra comemorar, ja que minha vó é devota dos santos gêmeos. Ou seja... praia abortada por causa do caruru!!!!! Não:( Não é bem assim... continuo explicando...
Há uns 2 meses a chefona (minha vó, 97 anos, seguindo firme para os 98) começou a ter uns sonhos pra deixar a católica apostólica romana família de cabelos em pé. Sonhou que no dia dos santos deveria fazer um caruru, típico, sem convidados... apenas os 7 meninos na mesa, vestidos de branco e com uma novidade: um homem, ao lado da mesa, todo de branco, observando os meninos comendo. Eu olhei pra meu irmão, ele olhou pra mim... mas como ele é o primogênito, ele ficou responsável pela incorporação da figura e eu de sobreaviso caso ocorresse algo com o pai do ano (vou ser tio!!!! outra pauta...).
Todo mundo achou engraçado, mas a situação foi tomando proporções assustadoras... em tempos de concursos pipocando, o sonho de D. Celina teve direito a editais de retificação... e todo dia era um sonho novo com correções para o original: o caruru deveria ser substituído por bolo branco redondo e óstia... sim... óstia, corpo de cristo, como queiram chamar. Em outro sonho foi informado que as crianças deveriam estar com roupas brancas com fotos de São Cosme e São Damião. Em outro sonho a óstia foi eliminada (ufa). Em outro tinha que ter um disco tocando musicas de Cosme e Damião (o disco veio diretamente do município de Saubara e, desde então, é o mais executado nesse humilde lar). So não teve um sonho retirando a figura de branco ao lado da mesa... pior... teve um colocando uma criança tb de branco ao lado do homem (e mais especifiacamente hj uma nova revelação dizendo que a criança tinha que estar segurando um prato de doces).
Agora pense o que era acordar nessa casa na expectativa dos sonhos de Celina!!!!! E quem é louco de contrariar os desejos da chefa???? Qualquer tentativa de argumentação resultava em um mau humor devastador!!!!
Semana passada meu digníssimo irmão anunciou que não poderia estar aqui no domingo... ok... ok... recebi a galinha pulando e gritando! E aqui estou eu... aguardando o chamado para o início da concretização dos "sonhos de Celina"... uma prova viva do sincretismo religioso da Bahia... deixando os católicos ferrenhos da família de cabelos em pé e o não-católico aqui preso em casa nesse lindo domingo (por amor e respeito à minha véia). Ah! Sem praia e sem caruru, o que é o pior de tudo.

2 comentários: